Max Eberl: diretor dos Potros se destaca por olhar microscópico em transferências

 

O Borussia Mönchengladbach, através de Max Eberl, diretor do clube, transformou-se de um clube da 2.Bundesliga em um clube onipresente na disputa pelas primeiras colocações da Bundesliga, muito disso graças a atuação do diretor nas janelas de transferências. O site oficial da Bundesliga reuniu quatro casos em que Max demonstrou sua capacidade em identificar talentos, e especialmente a um baixo custo.

page

Marco Reus

Quando você olha para Marco Reus agora, é difícil de acreditar que o Borussia Dortmund o dispensou quando o meia-atacante tinha 16 anos. Felizmente, Marco não jogou a toalha e trabalhou duro no Rot Weiss Ahlen – anotando quatro gols na campanha da equipe na 2.Bundesliga em 2008/2009 – e posteriormente foi contratado pelo Gladbach.

O diretor dos Potros falou sobre o momento da contratação: “Eu lembro quando Hans Meyer (presidente) me perguntou sobre a contratação de Marco Reus: Max, você não acha que €800 mil por um jogador que fez quatro gols na 2ª divisão é muito dinheiro?”. No entanto, Eberl se manteve firme e disse que estava totalmente convencido a respeito de Reus, mesmo que a quantia fosse muito para o Gladbach naquela época.

O resultado foi tão positivo que Reus teve um crescimento exponencial no Gladbach, ajudando a equipe a evitar o rebaixamento em 2011 antes de levar o clube ao 4º lugar na Bundesliga um ano depois.

Juan Arango

Outro grande investimento de Max Eberl no Borussia Mönchengladbach foi o do meia venezuelano Juan Arango, contratado junto ao Mallorca em 2009, de uma forma muito inesperada. Até mesmo o treinador da época, Lucien Favre, admitiu que teve dúvidas em relação a Arango, mas o venezuelano recompensou a confiança depositada nele.

Para se ter uma ideia, Arango está entre um dos melhores assistentes da Bundesliga durante o período de cinco anos em que esteve no Borussia-Park, criando 48 gols, com uma média de uma assistência a cada três partidas, além de ter anotado 25 gols em 144 aparições na Bundesliga.

Estamos muito satisfeito que Arango tenha passado cinco anos conosco. Ele é um jogador fantástico, que nos deu grandes alegrias e anotou gols fantásticos”, disse Eberl, na despedida do jogador em 2014. O meia ainda foi intitulado de “melhor canhoto do mundo” pelo treinador Lucien Favre.

Marc-Andre ter Stegen

Stegen atuou conjuntamente com Reus e Arango em 2011, mas não antes da torcida dos Borussen requisitar que o clube desse a camisa 1 para o jovem das categorias de base do clube no lugar do questionado Logan Bailly. Desde então, Stegen continuou demonstrando todo seu potencial, conquistando a vaga de suplente na Die Mannschaft, como substituto de Manuel Neuer.

Ele teve uma despedida emocionante no Borussia ao final da temporada 2013/2014, após garantir o retorno do Gladbach aos primeiros lugares da tabela. “Mesmo que doa perder um jogador tão bom, também há orgulho. É uma grande honra para o clube que ele esteja jogando com os melhores jogadores do mundo”, afirmou Eberl depois da saída de Stegen para o Barcelona.

Granit Xhaka

Xhaka seguiu os passos de Ter Stegen dois anos depois, em uma transferência para o Arsenal – outro grande negócio comandado por Eberl. O general, como é chamado pela torcida dos Potros, passou quatro temporadas em Mönchengladbach e tornou-se capitão da equipe em sua última temporada no clube, onde Xhaka ajudou a equipe a sair de cinco derrotas nas primeiras rodadas para a classificação a Champions League – pela segunda temporada consecutiva.

Estamos perdendo um grande jogador, mas o valor negociado nos proporciona realizar incrementos em nosso elenco. É sobre o valor”, explicou Max.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: