Capitão mais longevo da história do Gladbach, belga Filip Daems anuncia aposentadoria aos 38 anos

daems
Foto: Reprodução/Borussia

O experiente lateral-esquerdo Filip Daems, de 38 anos, encerrou nesta quinta-feira (11) sua carreira futebolística após 19 anos nos gramados – sendo dez desses defendendo as cores do Borussia Mönchengladbach, clube que defendeu entre 2005 e 2015.

Daems, exímio cobrador de pênaltis, havia acertado todas as dezoito cobranças na carreira até o seu último jogo com a camisa do Borussia, em Abril de 2014, diante do Freiburg. Além disso, o belga detinha, até o início deste ano, a marca do jogador (ainda em atividade) com mais apresentações pelo clube – ultrapassado recentemente por Patrick Herrmann.

Depois de 232 participações com o Gladbach, além de 16 gols, o lateral acabou se transferindo para o modesto KVC Westerlo, da Bélgíca, pois não havia feito sequer uma aparição durante toda a temporada 2014/2015 pelo M’Gladbach. Para se ter uma noção, Daems, que é o capitão mais longevo da história do clube, disputou todas as 34 partidas – e todos os minutos – na temporada 2010/2011 da Bundesliga. O defensor continuou presente nas temporadas seguintes, mas diminuindo suas participações gradativamente, essencialmente por conta de sua idade.

Procurarei um novo desafio, talvez eu permaneça no mundo do futebol. Foram anos maravilhosos no futebo. Treinador? Ainda não me vem a cabeça, mas se eu decidir por isso, iniciarei nas camadas jovens. Se eu tive meu melhor momento na Alemanha? Eu joguei lá por dez anos e me senti em casa. Houve um reconhecimento e respeito, então eu estendi meu contrato por três ou quatro vezes”, disse o ex-jogador, que ainda lamentou o rebaixamento do Westerlo na atual temporada do campeonato belga.

Além de ser o jogador que por mais tempo capitaneou o Borussia M’Gladbach, Daems também aparece como o segundo jogador estrangeiro com mais partidas disputadas pelo clube, atrás apenas do lendário Allan Simonsen, destaque dos anos dourados dos Potros na década de 70.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s