Player profile: Patrick Herrmann, a personificação dos Potros

herrmann squawka
Foto: Divulgação/Squawka

Patrick Herrmann, ou simplesmente ‘El Flaco’, tem 27 anos de idade, atua como meia-atacante, fundamentalmente pelo flanco direito do ataque e defende as cores do Borussia Mönchengladbach, clube no qual está desde 2008 – quando tinha 17 anos de idade, recém-chegado do pequeno 1. FC Saarbrücken, ainda para atuar pelas categorias de base dos Potros.

Em janeiro de 2010, Herrmann finalmente fez sua estreia profissional, diante do Bochum, em partida válida pela Bundesliga, e o impacto foi imediato: o meia-atacante deu uma assistência para o também estreante Fabian Bäcker, no entanto insuficiente, uma vez que os Borussen foram derrotados, o que não diminuiu o impacto do meia-atacante.

Figura garantida no elenco profissional desde então, ‘El Flaco’, como é apelidado, foi ganhando espaço dentro da equipe e alcançou a melhor fase de sua carreira na temporada 2014-2015, sob o comando de Lucian Favre, quando os Potros finalizaram sua participação na Bundesliga em 3º lugar – melhor desempenho em décadas, muito pela contribuição de Herrmann, responsável por 16 gols e sete assistências em 46 partidas naquela temporada, sendo 11 desses gols anotados na Bundesliga.

O bom desempenho do Borussia Mönchengladbach no cenário nacional e o excelente desempenho fizeram com que Herrmann atraísse os olhares de Joachim Löw, comandante da Die Mannschaft, e o meio-atacante acabou realizando sua estreia pela seleção em Junho de 2015, quando foi titular em um amistoso diante dos Estados Unidos, onde ele, mais uma vez, demonstrou sua qualidade ao dar uma assistência para Mario Götze, em um jogo que eventualmente terminaria com a vitória estadunidense.

Com um crescimento contínuo em seu futebol e nos números, além de uma excelente campanha na Bundesliga, Herrmann vivia o melhor momento de sua carreira, todavia a carreira do meia começou a enfrentar contratempos, especialmente no início da temporada 2015-2016, quando o jogador sofreu uma lesão nos ligamentos do joelho, afastando-o de grande parte daquela temporada, na qual ele eventualmente voltaria aos gramados após a pausa de inverno, e com um retorno surpreendente, contribuindo com três gols e três assistências em 20 partidas – a maioria delas como suplente.

Após mais uma boa campanha no campeonato nacional (Gladbach terminou a temporada em 4º, alcançado vaga na Champions League) e com um bom retorno, Herrmann imaginara que conseguiria retomar uma boa sequência de jogos  e o bom futebol que o levou a seleção, mas o ponta dos Potros voltou a sofrer com uma grave lesão, dessa vez no tornozelo, que o deixou afastado por aproximadamente quatros meses. Apesar disso, bem confiante, Herrmann disse que ainda retornaria na temporada 2016-2017, e marcando gols!

E não poderia ser diferente, assim como em suas estreias – tanto pelo Gladbach quanto pela seleção, ele teve um impacto imediato, quando voltou a disputar uma partida oficial, diante do Freiburg, no Borussia-Park, Herrmann anotou o último tento do triunfo dos Fohlenelf, causando grande comoção dos torcedores e também de seus companheiros de equipe, que foram celebrar com o meia-atacante.

Com muito tempo de casa, Herrmann está na lista dos 25 jogadores que mais atuaram com a camisa dos Potros em toda história do clube. O futuro do prata na casa, no entanto, é altamente incerto – com contrato até Junho/2019, o meia esteve próximo de deixar o clube no inverno, devido a falta de minutos, mas recuperou seu espaço na segunda metade da temporada, mesmo que com atuações apenas discretas, assim como toda equipe. Em um período no futebol no qual poucos jogadores se identificam com uma camisa – essencialmente em grandes equipes, onde negócios (financeiros) prevalecem, uma possível saída de Patrick Herrmann, símbolo e representação da torcida em campo, significaria um golpe duro em todos amantes dos Foals.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s