Player Profile: escolha pelo Borussia Mönchengladbach, faro de gol e lado social – conheça Alassane Pléa, artilheiro dos Potros

alass
Foto: Divulgação/Bundesliga

Faro de gol. Por muito tempo, o Borussia Mönchengladbach encontrou enormes dificuldades em contratar um centroavante de qualidade, e falhou por diversas tentativas – Luuk de Jong (contratação mais cara da história do clube na época), Hrgota, Josip Drmic, Raúl Bobadilla. Esses foram alguns dos nomes contratados pelo Borussia ao longo das últimas temporadas, todas configurando um insucesso quase que total, até a chegada de Alassane Pléa, por €23m, valor recorde pago em uma transferência pelos Potros, contratado junto ao Nice.

A expectativa era enorme, para aqueles que acompanhavam a Ligue 1, competição no qual o atacante francês demonstrou toda sua qualidade ao longo das últimas temporadas, principalmente, sob o comando de Lucien Favre, ex-comandante dos DieFohlen. O técnico suíço não foi o único responsável pelo sucesso recente de Alassane Pléa, que também teve participação especial do sempre polêmico Mario Balotelli:

Balotelli conversava muito comigo e devo a ele parte do meu progresso”, afirmou Pléa, valorizando a figura importante de seu antigo companheiro de clube e também do craque brasileiro Sonny Anderson, com quem trabalhou durante seu tempo de Lyon: “Com ele, trabalhávamos muito em frente do gol. Ele me deu diversos conselhos e aprendi muitas coisas por lá”, complementou o jogador, que também teve que voltar a atuar pelas pontas após a contratação de Mario Balotelli pelo Nice.

Todo mundo sabe que prefiro atuar pelo meio, mas tem um grande jogador que anota muitos gols”, disse sobre Balotelli. “Pela esquerda, não me sinto inteiramente em casa (confortável), mas faço isso pelo time, o clube, sempre recebi apoio por aqui, seria falta de respeito reclamar. Sou um lutador, não um cara que reclama. Quem sou eu para me recusar a atuar pelos flancos”, declarou Pléa.

Pléa pouco atuou pelo seu clube de formação, o Lyon, antes de se transferir para o Nice em 2014, sob tutela de Claude Puel. O atacante evoluiu vertiginosamente ao longo das últimas temporadas e finalizou a campanha passada com 16 gols em 35 jogos, estabelecendo a melhor marca de sua carreira. Gabaritado, o francês teve interesse de clubes da Premier League, mas resolveu assegurar junto ao Nice seu desejo em defender o Borussia Mönchengladbach

É gratificante saber do interesse de clubes da Premier League, mas estava desesoerado para me mudar para a Alemanha“, afirmou o atacante, em entrevista ao site oficial da Bundesliga, justificando a escolha como o local ideal para desenvolver seu futebol ao próximo nível e seguir melhorando. Até aqui, Pléa contabiliza oito gols marcados e três assistências em 11 partidas na elite do futebol alemão, figurando na vice-liderança da artilharia da competição. O excelente momento do francês, além da sorte, o levou a primeira convocação para a seleção nacional, substituindo o lesionado Alexandre Lacazette, do Arsenal. Ademais, existem pontos interessantes na carreira de Alassane, como sua posição de origem e seu apelo social.

Claude Puel imediatamente me colocou no meio. Ele me fez trabalhar, trabalhar e trabalhar. Até mesmo quando não atuava bem, ele me colocava lá novamente. Ele me disse ‘vai dar certo’. Eu gosto muito de atuar pelo meio, penso que é a posição perfeita para mim“, explanou o jogador, que começou sua carreira atuando pelas pontas.

Por fim, Alassane Pléa também se destaca pelo lado social: “Quando o clube (Nice) me disse sobre as iniciativas sociais, aceitei na hora. É gratificante oferecer ajuda a pessoas necessitadas, você diz pra você mesmo ‘às vezes eu reclamo sobre as menores coisas existentes, mesmo tendo tudo na vida. Eu tenho um teto sobre a minha cabeça, como bem e recebo muito dinheiro, é um tapa na cara e te leva de volta a realidade“, disse Alassane Pléa, em referência ao programa ‘Common Goal’, iniciativa fomentada pelo espanhol Juan Mata, do Manchester United.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s