Jacob Italiano fala sobre início de trajetória no Borussia Mönchengladbach: “Jogava com eles no Fifa, é um pouco surreal”

Foto: Divulgação/Optus

Há alguns anos, o Borussia Mönchengladbach já observava e posteriormente completava a contratação do jovem talento australiano Jacob Italiano – que curiosamente, também possui a cidadania italiana – junto ao Perth Glory.

A contratação de Jacob foi acordada em janeiro de 2018, mas o atleta chegou a Mönchengladbach em julho de 2019, quando enfim completou 18 anos, e de cara, o ponta já estava figurando no elenco da pré-temporada da equipe principal dos Potros.

Fui com a equipe principal para a pré-temporada, aquilo foi um pouco surreal. Tinha acabado de chegar aqui…alguns dos jogadores são jogadores de alto nível, no nível máximo do jogo deles, atuando nas melhores competições”, afirmou o jovem australiano, que exaltou o arqueiro Yann Sommer: “Um que se sobressai é o Sommer, algumas defesas que ele realiza são incríveis”, analisou.

Você jogava com os caras no Fifa há alguns anos e de repente você está no mesmo ônibus que eles. Na época não consegui acreditar e para ser honesto, até hoje não acredito”, afirmou Jacob, fazendo referência aos jogadores da equipe principal do Gladbach

Foto: Divulgação/Borussia

Jacob, que atua preferencialmente pela ponta esquerda, participou e teve destaque na pré-temporada, inclusive marcando um gol diante do Basaksehir, em uma goleada por 5 a 1. Após a pré-temporada, Italiano se juntou a equipe B do Gladbach, que disputa a Regionalliga, equivalente a 4ª divisão nacional – Jacob atuou em 14 partidas e contribuiu com dois gols.

Não estou com a equipe principal no momento, mas esse é meu próximo objetivo – saber que treinamos no mesmo lugar e a uma pequena distância da equipe principal, da aquela sensação de ver (time principal) todos os dias e parece próximo. Você pode ver que isso é uma oportunidade, e que se tiver bom desempenho nos treinos, a oportunidade pode ser dada” disse o australiano.

Adaptação é o principal obstáculo quando o assunto são jogadores jovens, especialmente atravessando o mundo para realizar um sonho. Mathew Leckier e Yeboah são exemplos de jogadores que passaram pelo Gladbach e não conseguiram obter sucesso. Para Jacob, a adaptação inicial em relação a língua foi difícil, no entanto ele contou com ajuda do compatriota Christian Theoharous, que também defende a equipe sub-23 do Borussia.

Meu alemão está no nível ok, entendo bem, apesar de não falar tanto (…) é um pouco difícil, mas preciso aprender. Tem sido de grande ajuda (ter o Christian lá), penso – não sei o que seria se ele não estivesse aqui”, afirmou Jacob, em referência a Theoharous, que chegou aos Foals um ano anos, contratado junto ao Melbourne Victory.

Theoharous é mais um australiano no elenco dos Potros (Foto: Divulgação/ESPN)

Dois é melhor do que um, quando você tem um amigo, no final do dia quando as coisas estão difíceis, conversamos sobre coisas além do futebol, então você tem alguém para confiar, dar aquela motivação extra para seguir em frente quando as coisas estão difíceis”, disse Theoharous sobre a amizade com Jacob.

Durante a pré-temporada, Italiano teve a oportunidade de trabalhar de perto com o técnico Marco Rose: “Fiquei impressionante com a mentalidade do Rose. Sempre que conversava comigo, ele fazia questão de dizer que devemos seguir em frente, tendo avanços…ter certeza de que está recompondo, ter certeza quando você pega a bola e tenta sair em direção ao ataque. Você pode ver isso no futebol que eles praticam, tudo é pensamento na frente, tudo é pressionar alto, é um futebol atraente, então esse é foco principal dele”, analisou o talento australiano.

– A entrevista foi traduzida e adaptada da publicação do site ‘Optus’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: