
Depois de mais um resultado frustrante como mandante na Bundesliga, o Borussia Mönchengladbach retomou as atenções para a Champions League, encarando novamente o Shakhtar Donetsk nesta quarta-feira (25) em jogo válido pela 4ª rodada da fase de grupos. Assim como no primeiro confronto, o Borussia voltou a superar os ucranianos com tranquilidade, goleando por 4 a 0 – tentos de Stindl, Elvedi, Embolo e Wendt.
O resultado manteve o Gladbach na liderança do grupo com 8 pontos, um a frente do Real Madrid, que visita o Shakhtar na próxima rodada, enquanto o Borussia Mönchengladbach recebe a Internazionale, em situação desesperadora, com apenas dois pontos.
Mantendo a mesma estrutura do jogo anterior, o técnico Marco Rose promoveu apenas uma alteração na equipe titular – Lazaro entrou na vaga de Herrmann. Assim como na partida de ida, o Gladbach iniciou a partida com total controle do confronto e mesmo sem impor aquele ritmo alucinante da Ucrânia, foi suficiente para garantir uma enorme vantagem na etapa inicial.
Antes de abrir o placar, os Potros chegaram com perigo em três oportunidades. Primeiro, Neuhaus recebeu em posição similar a que fez o gol diante do Augsburg, no entanto, o meio-campista finalizou para fora. Nas outras duas chances, Breel Embolo parou em boa defesa do goleiro Pyatov e logo depois, em chute de fora da área, a bola passou rente a trave.
Aos 21’, Thuram tabelou com Stindl, recebeu excelente passe do capitano e invadiu a área, sendo derrubado por Kryvtsov. Lars Stindl, com muita frieza, deslocou o goleiro na marca da cal e abriu o placar para os Foals. Alguns minutos depois, o capitano voltou a aparecer, dessa vez em cobrança de escanteio na medida para Nico Elvedi, que dobrou a vantagem.
No último lance da etapa inicial, Breel Embolo finalmente foi recompensado por todo trabalho duro nas últimas rodadas, apesar dos diversos gols desperdiçados. Wendt levantou na área, a bola sobrou pro suíço, que deu uma bicicleta e anotou um belíssimo gol para praticamente sacramentar mais um triunfo dos Die Fohlen.

Gladbach controla a partida e Sommer garante o clean sheet
Com ampla vantagem no placar, naturalmente o Borussia apenas administrou o confronto na etapa complementar. Rose ainda deu alguns minutos para Denis Zakaria, que entrou aos 70’ de partida. Um tanto quanto sem querer, Oscar Wendt ainda conseguiu anotar o quarto tento da equipe, novamente em bola parada, o sueco levantou para a área, ninguém desviou ou tirou a pelota, que acabou parando no fundo das redes.
Tentando encontrar um gol de honra, o Shakhtar até tentou nos minutos finais e apesar da pouca inspiração, ainda encontrou duas oportunidades para incomodar, todavia, Yann Sommer, mero espectador durante todo o jogo, fez boas defesas, assegurando o tão sonhado e raro clean sheet.
Borussia: Sommer, Lainer, Ginter, Elvedi, Wendt; Kramer, Neuhaus (Zakaria); Lazaro (Herrmann), Stindl (Bénes), Thuram (Traoré); Embolo (Pléa)