Throwback: Borussia Mönchengladbach foi vice-campeão da Champions League diante do Liverpool, algoz histórico dos Potros

Foto: Divulgação/Liverpool

Atualmente, e já há algum bom tempo, existe uma relação de amizade entre Liverpool e Borussia Mönchengladbach (um pouco abalada após a tentativa de contratação de Brewster pelos Potros), mas no passado, o time inglês apareceu na história como um dos maiores algozes dos Die Fohlen.

Próximo de conquistar aquela que seria a maior glória da história do clube, o Borussia Mönchengladbach foi superado pelo Liverpool por 3 a 1 na final da Copa dos Campeões, atual Champions League, em 1977. Para chegar a final, o Borussia passou por Austria/WAC, AC Torino, Club Brugge e Dínamo de Kiev, mas não conseguiu superar o Liverpool de Kevin Keegan na final.

Aquela altura, o Gladbach já não contava com algumas peças importantíssimas do time mágico da década de 70, principalmente do maestro Günter Netzer, craque da equipe. Naquela temporada, inclusive, os Potros conquistariam a Bundesliga pela última vez na história. No confronto diante dos ingleses, na final da Copa dos Campeões, o Liverpool saiu na frente com McDermott. Allan Simonsen empatou para os Potros, no entanto, Tommy Smith, quinze minutos depois, retomou a vantagem dos Reds, que sacramentaram o triunfo aos 84’ com tento de Phil Neal, assistido por Kevin Keegan.

Na temporada seguinte, o Borussia Mönchengladbach voltou a reencontrar o Liverpool, dessa vez nas semifinais da Champions League, mas o resultado não foi diferente. Na ida, os Potros até venceram por 2 a 1, mas os ingleses responderam de forma categórica ao aplicar 3 a 0 na volta, sendo novamente um algoz da equipe alemã.

Mas não pense que parou por aí! Voltando alguns anos no tempo, na temporada 72/73, Gladbach e Liverpool já tinham medido forças na final da Copa Uefa, atual Europa League – os ingleses venceram a ida por 3 a 0 e o Gladbach até esteve perto de repetir o placar, mas ficou apenas no 2 a 0, selando aquela que seria a primeira frustração europeia do clube diante dos ingleses.

Amizade entre as torcidas

Apesar de todo retrospecto ruim no campo de jogo, há uma amizade de longa data entre as torcidas, muito pelo fato de que as equipes regularmente se encontravam no cenário europeu. Torcedores de ambas as equipes visitam os países dos outros clubes para acompanharem os jogos – inclusive, no aniversário de 110 anos do Gladbach, os clubes jogaram um amistoso de celebração. Além disso, os torcedores do Borussia ajudaram a levantar uma quantia em dinheiro para ajudar as famílias das vítimas do desastre em Hillsborough.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: