Rose subestima o adversário, Gladbach comete erros graves e sai merecidamente derrotado no Rheinderby

Foto: Divulgação/DPA

Parecia apenas um dia comum na vida do torcedor do Borussia Mönchengladbach – um triunfo do freguês Köln, mas não foi o que aconteceu nesse sábado (6), no Borussia-Park, em jogo válido pela 20ª rodada da Bundesliga. Graças a uma abordagem totalmente equivocada do técnico Marco Rose, o Gladbach foi superado por 2 a 1 diante do maior rival, o Köln – Rexhbecaj anotou os dois tentos dos visitantes, enquanto Neuhaus marcou pelos Foals.

Não se pode, nem de longe, ignorar a partida feita pelo Köln – algo que sobrou no Gladbach nos últimos clássicos e foi deixado de lado nesse revés, a força de vontade e luta por cada bola foi fundamental no confronto. Inferior tecnicamente, os bodes elevaram o nível de concentração e vontade de vencer. Por outro lado, o técnico Marco Rose surpreendeu ao fazer incríveis sete alterações na equipe titular.

Assim como na partida diante do Stuttgart pela DFB Pokal, o Borussia saiu atrás no placar logo aos 3’ de partida – desatenção total da zaga e péssimo posicionamento de toda defesa, especial por parte de Ginter, o zagueiro do lado direito e que deveria estar acompanhando, além de Denis Zakaria, que realizava a marcação individual em Rexhbecaj, que recebeu e finalizou, contando com desvio para abrir o placar. Marcando bem, o Köln não permitia muito espaço ao Gladbach, que igualou o marcador aos 16’, praticamente da mesma forma – Neuhaus finalizou da entrada da área e contou com desvio nos defensores para empatar.

Nada de interessante aconteceu no restante da etapa inicial, em uma partida muito fraca em questão de domínio do meio-campo e criação de oportunidades. Herrmann, Embolo e Wolf, escolhas do técnico para iniciar a partida, decepcionaram, como vem fazendo durante toda temporada. Algo que poderia mudar diante do maior rival da equipe e que viria ‘mordido’ pelas derrotas anteriores? Dificilmente, mas na mente do técnico Rose, sim.

Foto: Divulgação/Dirk Päffgen

Na etapa complementar, o confronto seguia equilibrado e logo nos primeiros instantes, um susto para o Borussia, pois o volante suíço Denis Zakaria sentiu algum desconforto e pediu para sair. Voltando ao jogo, Lainer cometeu um erro absurdo e infantil em uma saída de bola ligeiramente tranquila, a bola ficou com Rexhbecaj, o meia tinha pouco ângulo, mas mesmo assim, conseguiu finalizar debaixo das pernas de Yann Sommer, que poderia ter feito muito melhor.

Com uma atuação fraquíssima, Rose ‘despertou’ e resolveu lançar a campo os titulares (Thuram, Pléa e Hofmann entraram nas vagas de Wolf, Embolo e Herrmann), mas o panorama no jogo não foi alterado. Os Foals, em momento algum, aplicaram qualquer domínio ou superioridade no meio-campo, sendo engolidos pela força de vontade do Köln. A precipitação também tomou conta da equipe, que ainda com tempo razoável pela frente, começou a tentar levantar bola na área de forma desordenada, especialmente com Lainer, que errou todas as tentativas, algo comum por parte do austríaco.

Nenhuma jogada trabalhada, triangulação ou até mesmo finalização que ameaçasse o arqueiro Horn aconteceu na segunda etapa, demonstrando a apatia da equipe do Gladbach durante todo confronto. Vale a pergunta para o técnico Rose: para quê tantas mudanças? A sequência, de fato, foi bastante exaustiva, sobretudo com um jogo de copa no caminho, mas o Borussia volta a campo somente no próximo domingo, sendo assim, teria tempo suficiente para recuperação. Alguns jogadores como Elvedi, Bensebaini e Pléa certamente poderiam ser preservados como foram, mas nenhuma equipe passa impune com tantas mudanças e com tamanha diferença de qualidade entre as peças escolhidas. O preço foi salgado: derrota, em casa, diante do maior arquirrival.

Gladbach: Sommer, Lainer, Ginter, Jantschke, Wendt (Bensebaini); Zakaria (Kramer), Neuhaus, Stindl; Wolf (Thuram), Embolo (Pléa), Herrmann (Hofmann)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s