“O americano louco”: relembre a passagem de Kasey Keller pelo Borussia Mönchengladbach

Foto: Divulgação/Imago

Já experiente, o norte-americano Kasey Keller chegou ao Borussia Mönchengladbach em janeiro de 2005, contratado junto ao Tottenham, sem custos. Enérgico, o goleiro defendeu a camisa dos Die Fohlen até 2007, quando o clube foi rebaixado – no total, foram 80 jogos e 22 clean sheets (jogos sem sofrer gols) pelo Borussia.

Em entrevista ao The Athletic, o antigo goleiro dos Foals detalhou a passagem pelo clube, exaltando a cultura alemã em relação ao futebol. No início da trajetória, logo na estreia pelo Borussia, que lutava contra o rebaixamento, Kasey Keller comemorou de forma inusitada, dando um longo drink de água para o mascote Jünter. Naquela ocasião, o Gladbach superou o Arminia Bielefeld por 1 a 0, resultado importante na luta contra o descenso.

Na temporada seguinte, o estadunidense fez algo mais inusitado, pegando Jünter pelos braços e segurando o mascote. A pessoa que personificava Jünter deu entrevista exclusiva na época sobre a relação: “Kasey é um cachorro louco. Ele sempre cuidava de mim, dava um tapa nas minhas costas e tudo mais. Foi ótimo, pensei que que ele seria um bom amigo”, disse, antes de completar: “Mas agora sinto que foi um ponto de mudança. Ele me pegou, derrubou no gramado molhado e frio, assim como também encorajou os outros jogadores a fazer isso sempre que possível. Acredite em mim, esse cara é um perigo para a segurança pública”, declarou Jünter.

Foto: Divulgação/T-Online

Mesmo tendo jogado em cinco clubes na Inglaterra, além do Rayo Vallecano na Espanha, o ex-goleiro destacou a atmosfera em dias de jogo na Alemanha: “Penso que uma coisa que realmente me marcou, tendo jogado tanto na Inglaterra, foi a experiência de dia de jogo. Não me leve a mal: match-day experience na Inglaterra é fenomenal, mas a alemã, não consigo me expressar – ‘Puta m****. Isso é impressionante’”, disse Keller.

O norte-americano valorizou a história do Gladbach, principalmente por ter defendido o clube: “Olho para o Gladbach com uma visão diferente, tendo jogado por eles. Não tenho nada além de felicidade do tempo em que defendi o Gladbach – eu era meio que um americano louco, mas também recompensei no campo e tive bom desempenho”, frisou.

A entrevista ao The Athletic ocorreu em maio de 2020, pouco antes do retorno do futebol, pausado pela pandemia da Covid-19. Kasey Keller também analisou a saída de Thorgan Hazard para o Borussia Dortmund, situação confirmada na janela de transferências daquela temporada: “Entendo vender ter Stegen para o Barcelona e sei que o Dortmund tem um estádio maior, no entanto, em relação a torcida, eles estão logo ali com os aurinegros”, disse Keller. “A coisa mais difícil na Bundesliga no momento, e não há como dar uma volta nisso, é que o Bayern se colocou em uma situação que ninguém, financeiramente, pode competir. Isso é frustrante”, finalizou.

Além da vasta experiência por clubes, Kasey Keller representou a seleção dos Estados Unidos em 103 oportunidades. Pela seleção norte-americana, o goleiro esteve no elenco de cinco Copas do Mundo – foram cinco jogos, dois em 1998 e três em 2006. O ex-jogador do Gladbach foi reserva nas edições de 1990 e 2002 e também esteve no elenco em 1994, porém, sem presença, pelo menos, no banco de reservas.

“The crazy american” construiu uma bela carreira no futebol e teve uma boa passagem no Borussia Mönchengladbach, infelizmente finalizada com o rebaixamento da equipe para a 2. Bundesliga. Keller até se ofereceu para continuar no clube, surpreendendo a direção, que optou por renovar a equipe e apostou em Christofer Heimeroth na meta. Depois de deixar os Foals, Keller defendeu Fulham e por fim o Seattle Sounders, equipe no qual se aposentou em 2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s